Optar por um bichinho sempre é uma tarefa difícil, pois cada animal necessita de um cuidado específico, mas se ele for um animal silvestre e que corre o risco de extinção, fique atento a toda a documentação e origem desse bichinho. Ser conivente com o tráfico de animais é crime, fique fora dessa e verifique se o animal possui toda a documentação junto ao IBAMA.

As araras são aves silvestres originárias do Brasil, são aves monogâmicas e fiéis quando formam casal na natureza.  São animais muito longevos: chegam a viver por mais de 70 anos, e, como animais de estimação, acabam passando de geração para geração. Existem diversas espécies dessas aves, só no Brasil existem em torno de quinze.

Elas possuem alguns cuidados especiais, que vão desde a alimentação até o espaço/ambiente em que elas irão viver. As araras necessitam de uma alimentação nutritiva, que fortaleça seus bicos e penas, e que deixem sua coloração mais viva, o indicado seria mantê-las com ração e frutas, lembrando que não é aconselhável alimentá-las com sementes, como girassol, por exemplo, pois não são ricas em nutrientes, possuem muito gordura e diminuem a expectativa de vida  da ave, quase que pela metade. No mercado já é possível encontrar rações de ótima qualidade e que proporcionam muitos benefícios, pesquise e veja a que mais lhe satisfaz.

O espaço para uma ave desse porte, deve ser grande, pra que ela possa se movimentar bem e brincar, para assim, ter uma vida saudável. Não se esqueça de poleiros, potes para comida e brinquedos, para que elas não se estressem, caso necessitem ficar algumas horas sozinhas.

Lembrando que as araras são extremamente dóceis e fiéis aos donos, então, não hesite em soltá-las pela casa para que elas se divirtam com os moradores, só que é um bicho muito curioso, o ideal é que tomemos  cuidado com fios elétricos, produtos de limpeza ou objetos que possam fazer  mal ao seu bichinho. Elas, também, aprendem a falar e a imitar sons, dê um estímulo e verá o quão divertido será ter uma arara em casa.

Um fato muito importante, é que essas aves do grupo dos Psitacídeos são extremamente inteligentes, uma vez apegadas ao dono, elas necessitam de carinho e atenção. Assim como os seres humanos, terão dias em que elas acordarão “estressadas”, não se incomode com isso, logo passa e alegria retorna, mas de forma alguma maltrate uma ave como as araras, elas não esquecem e podem ficar tristes com os donos, a ponto de não se interessarem mais por eles.

Se informe, tire todas as dúvidas, pesquise e se prepare. Ter uma arara requer cuidados, mas, sem dúvidas, será uma companheira sem igual, que trará alegria, bem estar e o melhor, é que será pra uma vida toda, praticamente. Seja diferente, tenha uma ARARA!